Nossa Rádio MAIS ALEGRIANossa Rádio MAIS ALEGRIA
Como ter profundidade e conteúdo...

Como ter profundidade e conteúdo...

Estava estudando a disciplina “Teologia Pastoral” na Faculdade Refidim em Joinville, e o professor Claiton Pommerening nos entregou uma carta de John Wesley a um amigo pregador, John Trembarth, datada 17 de agosto de 1760.


Ao ler a carta, vi que alguns obreiros e outros que desejam ser um obreiro estão no mesmo caminho em que se encontrava Trembarth, indiferente com o estudo da Palavra, sem intimidade com a Bíblia Sagrada, esta carta tem mais de 250 anos, mas ainda está puxando a orelha de alguns negligentes com a leitura, aprendizado e meditação bíblica.


Quem foi John Wesley, nasceu em Epworth, na Inglaterra, em 17 de junho de 1703 e faleceu em Londres, no dia 2 de março de 1791. Ele foi um pastor anglicano e teólogo cristão britânico, líder precursor do movimento metodista no mundo e, ao lado de William Booth, um dos dois maiores avivacionistas da Grã-Bretanha.


Leia e tire as suas conclusões:


Carta de John Wesley a John Trembarth


O que tem prejudicado a sua vida no passado e lamento dizer, até hoje, é a sua negligência quanto à leitura. Negligência tal que por sua vez chega a prejudicar até o próprio desejo de ler.

Dificilmente me recordo de um pregador que leia tão pouco. Eis a razão porque seu talento em pregar não aumenta. Você continua pregando como pregava há sete anos; com emoção, porém sem profundidade. Falta variedade e conteúdo.

A leitura poderá preencher estas lacunas com meditação e oração diária. Você prejudica a si mesmo em omitir tal prática. Desprezo à leitura impede alguém de ser um pregador maduro. Até para ser um cristão íntegro é mister a leitura adequada. Oxalá que começasse logo!

Separe uma parte do dia para este exercício. Assim adquirirá o sabor por aquilo que faltava; o que parece monótono no início se tornará com o tempo um prazer.

Com ou sem disposição leia e ore diariamente. É para a sua própria vida; não existe outro caminho.

Faltando isso será para sempre um pregador superficial.


Carta de John Wesley a John Trembath (17/08/1760)


O obreiro deve ter preparo pastoral: Ter disciplina; Ser um estudioso da Palavra (1ª Tm 3.2; Tt 1.9; Ef 4.11); Deve aprender a escutar a Bíblia, as pessoas e Deus; Diariamente ter um devocional (ouvir, orar, ler e escrever).


Todo que almeja o episcopado deve fazer teologia: básico, médio e bacharel. Como “manejar” a Palavra sem estudar? Só falamos do que estudamos e aplicamos a nossa vida cotidiana. (Conselho do saudoso Pr Valmor Leonel Batista aos seus obreiros).


Por Pr Márcio Batista (Jornalista e Teólogo)
Fonte: Arquivo pessoal
Foto: (Whitemay) / Reprodução / Divulgação


"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Portal Mais News e demais colaboradores".


________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados ao Ministério Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.