Rádio Mais AlegriaRádio Mais Alegria
arrow_drop_down
O que é espiritualidade integral?

O que é espiritualidade integral?

Quando aceitamos a Jesus Cristo, passamos pelo processo de justificação, Rm 5.9. Nossa vida é regenerada e ligada a Deus através de Jesus Cristo, Jo 14.6.


Quais os próximos passos para viver uma vida cristã?


Aí entra a espiritualidade integral – que envolve o campo anímico (alma/pensamentos), o labor humano, a vida espiritual, a socialização, o comportamento (ações) e convívio familiar.


Todos estes campos da vida devem estar em conformidade com os preceitos bíblicos, numa estabilidade, nivelados pelo Espírito Santo. Espiritualidade integral é a vida na sua mais completa essência.


Dr Griffith Thomas disse certa vez “não é difícil viver a vida cristã; é impossível”. Claro, quando vivemos pelos próprios esforços, mas quando vivemos pela fé, em Cristo, seguindo o conselho de Paulo, “não vivo mais eu, e sim, Cristo vive em mim”, Gl 2.20, o processo é diferente.


A espiritualidade integral acontece através da leitura da Palavra de Deus, da oração, da práxis bíblica, do jejum, da ação social, do exemplo e dedicação no labor diário, da busca incessante da presença de Deus na sua vida, envolver-se com atividades que desenvolvam mudanças sociais e ecológicas, uma vida dinâmica e em constante desenvolvimento, sensível às necessidades do próximo e sempre pronto para ajudar.


Na teologia da espiritualidade, aprendemos que a verdadeira espiritualidade possui como base de sustentação uma fé que gera obras, serviço. Isto se deve a uma vida integral transformada pela Palavra. Nossa mente é renovada pela Palavra de Deus, passamos por uma transformação moral e espiritual.


Para Elienai Cabral, “a vontade de Deus é a expressão do Seu caráter na nossa vida diária”. Isto significa viver uma espiritualidade integral que atende todas as dimensões da vida.


Viver a espiritualidade é viver uma vida de compaixão, de humildade, de entrega total ao plano bíblico, “não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”, Rm 12.2. Este versículo nos mostra a espiritualidade integral, a vontade de Deus é boa – para o nosso corpo, é agradável – para a nossa alma, e, perfeita – para o nosso espírito.


A vontade de Deus abrange todas as dimensões humanas: corpo, alma e espírito. Os nossos pensamentos, sentimentos, desejos, vontades, devem ser guiados pelo Espírito Santo. Quando vivemos a espiritualidade integral – espiritual, emocional, mental e física – preenchemos todas as áreas da vida, numa vida intensa de felicidade.


Richard Foster disse que a felicidade “deve ser o resultado de uma vida de serviço, não o propósito último da vida. A felicidade não é um direito ao qual devemos nos agarrar, mas uma bênção natural a ser desfrutada.”


O cristão que possui uma vida abençoada e plena, é realmente quem vive dentro da vontade integral de Deus – uma espiritualidade completa.


Por Pr Márcio Batista (Jornalista e Teólogo)
Fonte: Arquivo Pessoal
Foto: (Research Digest) / Reprodução / Divulgação


Referencias Bibliográficas:
FOSTER, Richard. A liberdade da simplicidade. São Paulo: Vida, 2010.
CABRAL, Elienai. Carta aos Romanos. Rio de Janeiro: CPAD, 1986.
MEARS, Herietta. Estudo Panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida, 2006.


Este texto foi criado para o Forum da disciplina “Teologia da Espiritualidade” do Bacharel em Teologia (Integralização) da Faculdade Refidim de Joinville/SC.


"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Portal Mais News e demais colaboradores".


________________

É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados ao Ministério Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.